O primeiro dia do Campeonato Mundial de Judô começou de forma emocionante. A categoria ligeiro movimentou o tatame do Maracanãzinho na manhã desta segunda-feira (26/08). Alguns favoritos foram eliminados e outros confirmaram as apostas. A campeã olímpica, Sarah Menezes está na semifinal. Já o medalhista de bronze nos jogos de Londres, Felipe Kitadai foi eliminado em sua primeira luta pelo sul-coreano Won Jin Kim.
“É difícil dizer, agora, o que eu errei. Foi uma luta parelha. Olhando logo após a luta, acho que pequei pelo excesso, pela vontade, de ter entrado num momento que eu devia, mas não precisava. Eu fui punido duas vezes logo no começo, isso fez com que eu partisse para uma luta aberta, isso fez muita diferença”, disse Felipe Kitadai.
Outros atletas que confirmaram o favoritismo foram o georgiano Amiram Papinashivili, líder do ranking mundial. O judoca não deu chances aos adversários e se classificou para as semifinais com certa facilidade. O japonês Nhohisa Takato também se destacou e o algoz de Kitadai, Won Jin Kim, também se destacaram.
Entre as mulheres, Haruna Asami foi o grande destaque da primeira fase, ao lado de Sarah. Na próxima fase, a brasileira enfrentará a atleta da Mongólia, Urantsegtseg Munkhbat. A terceira colocada no ranking mundial, Charline Van Dick, também está classificada.