Faltam apenas
28/08/2013
Rafaela Silva é campeã mundial de judô da categoria leve

Judoca supera americana Marti Malloy na final, leva o ouro da competição e entra para a história como primeira brasileira a conquistar título mundial. Japonês Shohei Ono é o campeão masculino

Um dia que ficará marcado na história do esporte brasileiro. A carioca Rafaela Silva conquistou, nesta quarta-feira, 28 de agosto, o primeiro título mundial de judô de uma atleta brasileira. Lutando em casa, a judoca venceu, por ippon, a norte-americana Marti Malloy, na final, e a atual líder do ranking Automne Pavia, na semifinal. Com o apoio de cerca de cincol mil torcedores, que fizeram do Maracanãzinho um caldeirão, Rafaela conquista a terceira medalha do Brasil na competição, a primeira de ouro. A eslovena Vlora Bedeti e a Alemã Myrian Roper ficaram com as medalhas de bronze. No masculino, o japonês Shohei Ono ficou com a medalha de ouro. O francês Ugo Legrand terminou a competição com a prata. Dirk Van Tichelt, da Belgica e Dex Elmont, da Holanda, ficaram com os bronzes.

“Hoje eu estou aqui mostrando que não depende de cor, dinheiro, de nada. Depende da vontade e da garra que a pessoa tem para buscar a votória. Ainda não parei para pensar que sou campeã mundial, muito menos que estou escrevendo a história do judô brasileiro”, disse Rafaela Silva.

A judoca é fruto do Instituto Reação, ONG criada pelo judoca Flávio Canto, na Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro. Ao lado de Flávio, o professor Geraldo Bernardes é um dos idealizadores do projeto e foi ele que descobriu o talento de Rafaela.

“Quando criança ela era muito indisciplinada, só queria soltar pipa, jogar bola e brigar na rua. Por isso, o pai a levou para treinar. Aos oito anos de idade ela começou a praticar e ao logo do tempo  revelou um talento nato para o esporte, uma agressividade que poderia ser usada dentro do tatame. Este título estava engasgado desde a olímpiada, pois ela tinha toda condição de ser campeã e não foi. Se há algo de justo no esporte, é este título da Rafaela”, ressaltou Geraldo Bernardes, primeiro professor de judô de Rafaela Silva.

Outra que se emocionou muito com a conquista da judoca brasileira foi a treinadora da seleção Rosicleia Campos. Na comemoração, Rosi lembrou da origem humilde e da garra de Rafaela.

“Ela é uma guerreira dentro e fora do tatame. Esse título mundial é mais do que merecido. Tanto a Rafaela como e toda a equipe de profissionais que dão suporte para os atletas estão de parabéns. Viva a Rafaela e viva o judô brasileiro!” Comemorou Rosicleia Campos.

Outros dois judocas brasileiros lutaram nesta quarta-feira. No feminino, Ketleyn Quadros foi eliminada na segunda luta pela norte-americana Marti Malloy. Entre os homens, Bruno Mendonça começou bem a competição, mas caiu diante do bielorrusso Aliaksei Ramanchyk, também em sua segunda luta.

Na quinta-feira, será a vez dos atletas da categoria meio-médio (- 81 kg, para os homens e - 63kg, para as mulheres). Os representantes do Brasil na disputa serão Victor Penalber e Katherine Campos.






+ Veja mais:

05/09/2013 - Judocas medalhistas no Mundial Rio 2013 se encontram com governador do Rio Sérgio Cabral
05/09/2013 - FIJ divulga atualização do ranking depois do Mundial Rio 2013
05/09/2013 - Show das poderosas do judô brasileiro em vídeo
01/09/2013 - Acompanhe o Mundial por Equipes
01/09/2013 - Brasil está na final do Mundial de Judô por equipes
01/09/2013 - Antes das finais do Mundial por Equipes, bandeira é passada para a sede de 2014, Chelyabinsk
01/09/2013 - Teddy Riner é eleito presidente da Comissão de Atletas da FIJ
01/09/2013 - Brasil conquista inédita prata no Mundial de Judô por equipes
31/08/2013 - Números da estrutura do Mundial de Judô Rio 2013 impressionam
31/08/2013 - Rafael Silva e Maria Suelen Altheman estão na semifinal dos pesos pesados

Confira a lista completa de notícias

Patrocinadores da Confederação Brasileira de Judô
Patrocinadores da Federação Internacional de Judô
Apoio